Blog

Banco de Leite de Lucas do Rio Verde é beneficiado por meio de doação do Grupo FGC e IBBA

| Assessoria

Em um gesto de solidariedade e compromisso com a responsabilidade social, o Grupo FGC, em parceria com o Instituto Brasileiro de Bioenergia e Agronegócio (IBBA), realizou na tarde desta sexta-feira (30/08), a entrega de doação de frascos de vidro para o Banco de Leite Materno do Hospital São Lucas, mantido pela Fundação Luverdense de Saúde. Na oportunidade, os voluntários da FGC participaram de uma caminhada promovida pela unidade hospital, e que marca o encerramento da campanha Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno.

A iniciativa foi fruto de uma campanha interna que mobilizou colaboradores do Grupo FGC, composto pelas empresas FGC Distribuidora de Combustíveis, FGC Transportes, Gauteng Logística e Gauta Importadora, e do IBBA, que uniram esforços para apoiar a ação “Aqui tem Vida”, organizada pela instituição hospitalar.

A doação foi composta por 120 frascos novos e 09 frascos de reuso oriundos de doação dos próprios colaboradores das empresas do grupo. E será fundamental para a continuidade do trabalho desenvolvido pelo Banco de Leite Materno, que atende bebês em situação de vulnerabilidade, garantindo-lhes acesso à nutrição por meio do leite materno."O Instituto Brasileiro de Bioenergia e Agronegócio agradece a oportunidade de apoiar esta iniciativa que reflete o nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade. Esperamos que essa doação auxilie na continuidade desse trabalho tão importante da Fundação Luverdense de Saúde no suporte ao Banco de Leite Materno de nosso município, o aleitamento materno é fundamental para saúde e desenvolvimento do bebê e contribuir em uma iniciativa tão nobre fortalece os valores do Instituto.", destacou a representante do IBBA, Nathália Sousa. 

Os frascos são utilizados como recipientes onde o leite materno é armazenado, após a coleta, e mantido sob um forte esquema de sanidade e proteção nutricional. “O leite é armazenado em frascos de vidro com tampa de plástico, onde sempre precisamos renovar os estoques, que vão para as casas das doadoras de leite materno, onde fazemos o processamento e depois o estoque do leite congelado nesses frascos. Então, eles são essenciais para nossa rotina de trabalho. Então, fica aqui a nossa gratidão ao grupo FGC e IBBA, por esse ato tão grandioso de amor”, disse a coordenadora do Banco de Leite Materno do Hospital São Lucas, Janaína Woicichoski. 

A ação acontece no mês Agosto Dourado, que segundo o Ministério da Saúde é uma campanha de conscientização sobre a importância da amamentação, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reforça a iniciativa em prol do aumento das taxas de aleitamento materno, conforme indicação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A cor dourada foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o leite materno um “alimento de ouro”. No Brasil a campanha de Agosto Dourado é instituída pela Lei Federal n°13.345 de 12 de abril de 2017. Ainda de acordo com a OMS, a recomendação é que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. E que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, sigam sendo amamentados até, pelo menos, os 2 anos de idade. Além disso, a hora de ouro (“golden hour”) é a primeira hora da mãe com o recém-nascido. Com o intuito de possibilitar o contato da mãe com o bebê imediatamente após o parto, este momento foi idealizado para promover a continuação do vínculo que começou durante a gestação e ajudar o bebê na transição do útero para o ambiente externo. 

Com essa doação, o Grupo FGC e o IBBA reforçam seus valores institucionais de generosidade, empatia e compromisso com o desenvolvimento social e comunitário, ajudando a garantir que mais bebês tenham acesso ao leite materno, um recurso vital.

 

Compartilhe